terça-feira, 14 de abril de 2015


Soltando os bichos

O urubu
O voo mais bonito é do feio urubu, que passeia pelas nuvens do Brasil até o Peru. Ele dá uma pirueta e voa mais que o gavião, mas quando está com fome voa mesmo é para o chão.
O tatu
O tatu quando tem medo cava, cava, sem parar escondendo do homem mau que só pensa em matar ele cava o mundo inteiro procurando proteção, se no Brasil não tem saída ele cava até o Japão.
O gato
Ele pula sete vezes multiplicando por sete. Tem as unhas afiadas parecendo um canivete. É mansinho e treteiro come todo o espaguete é amigo do leiteiro e vive pintando o sete.
O cachorro
Late com o barulho da lata, luta igual ao leão. Guarda a casa do amigo, não deixa entrar ladrão. Pega o jornal na boca e entrega pro patrão.
A girafa
Do pescoço da girafa me contaram uma história, engoliu uma garrafa, se não me falha a memória. Depois de tanto tossir a cabeça espichou a garrafa voou longe e o pescoço assim ficou.
O leão
Rei da selva, rei da vida. Rei da caça, rei do ouro. Ele é muito afamado, mas tem medo do besouro.
O papagaio
Ele é tão falador, que quer ser o presidente. Prometeu salvar os bichos da floresta tão doente. Mas com tanto falatório um passarinho assim falou: Papagaio mente tanto que meu voto não levou.
O pavão
Mandaram de presente um leque para o João, quando ele abriu a caixa foi surpresa e confusão, pois o leque colorido era apenas um pavão.
Os peixes
São fachos de luz no fundo d'água. Uns machos, outros fêmeas, nadando juntos formando poemas.
O cavalo
Cavalinho galopando, saltou mais de mil estrelas. Se eu pudesse, viveria galopando a vida inteira, laçaria todos os astros, varreria todo mal e meu coração seria uma beleza de curral.
A galinha
Come milho, enche o papo. Bate papo no terreiro se apaixona pelo galo que cantou o dia inteiro.
O periquito
Pequenino e bonitinho, canta, canta, sem parar. Voa em bando pelo mundo comento as frutas do pomar. Quem quiser seguir seu rumo tem que aprender a voar.
O macaco
Pulando de galho em galho ele apronta estripulia. Gosta de comer pipoca e entrar numa folia. Fica todo lambuzado quando come melancia, ainda assopra os caroços na cabeça da Maria.
A elefanta
Armaram uma festa no céu e convidaram a bicharada. A elefanta de tão grande não pôde ser convidada. Chorou tanto aqui na terra que a festa foi cancelada, descobriram que sem ela a festa não seria da pesada.

Paulinho Pedra Azul
In: Soltando os bichos, de Paulinho Pedra Azul
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=56250


Nenhum comentário:

Postar um comentário